borboleta rosa

borboleta rosa
It's me!

terça-feira, 26 de junho de 2018

Carta aberta à Comunidade Escolar da Rede Estadual de Ensino da Regional de Jataí

Estas palavras são enviadas para alguém, que porventura esteja trilhando o difícil caminho das drogas.
Sabemos que este caminho pode parecer bonito, psicodélico, risonho, cor de rosa ..., mas na verdade não é bem assim que as coisas funcionam.
Nós também poderíamos ter optado por ele, porém sabemos que a cor desse seu mundo é negra e que, por detrás desse “barato”, teríamos que pagar muito caro!
As drogas, na nossa sociedade, são muito fáceis de conseguir: estão nas ruas, nas festas, nas praças, nos clubes e boates, nos supermercados e até, pasme, nas escolas! O difícil é conseguir sair da treva na qual se mergulha...
“O pó, a balinha, o papel, a erva, o chá”, o álcool, o cigarro, quanta ilusão... Você, realmente acreditou que drogas fossem a solução?
Seria fácil ter de volta a saúde, a sanidade, a autoestima, o respeito?
Sabemos que, de início, ser visto como o “cara”, o “bichão” ou a sua “mina” dá um baita orgulho, você se sente um deus: ”tudo posso, tudo consigo”!
E quanta dor seus pais sentiram e sentem ainda... Lágrimas, depressão... E você, “nem aí”!
Dor e depressão são coisas que você entende, não é verdade? Afinal, depois de uma noitada é só o que resta. A dor já o persegue a muito tempo e de várias maneiras, seja pela discriminação sofrida por sua cor, religião ou classe social; pela fome; pelo bullying sofrido na escola, pelos problemas familiares, enfim por uma série de problemas. Problemas existem para serem enfrentados, não é mesmo? Mas nem sempre conseguimos encará-los. Sabemos que a vida nem sempre é justa, entretanto, é preciso resistir e seguir em frente. Estude, medite, reflita, converse com pessoas positivas, quem sabe, não seja possível mudar essa realidade? “Tente outra vez”, já dizia o poeta!
Ser mais um dígito nas estatísticas, que mostram o aumento alarmante de adolescentes em situação de risco pelo uso de drogas é triste, preocupante e não dá status, pelo contrário, é horrível! Hoje descobrimos que são assustadores os resultados das pesquisas realizadas na nossa escola, 75% dos adolescentes usam ou já usaram algum tipo de entorpecente, inclusive crianças de 10 anos de idade!
Meu amigo, amplie sua mente, abra seu coração; droga nunca foi e nem é a solução! Não se envergonhe e peça ajuda, não somos uma ilha, precisamos sempre de alguém, não se isole. Ouça aqueles que lhe podem ajudar: os pais “chatos”, os professores “que pegam no pé”, os amigos “caretas”. Busque um ideal e lute por ele, nunca é tarde e a volta é sempre possível, mesmo que dolorosa.
Volte, querido amigo, estamos aqui esperando para tomarmos um “porre” de felicidade, vamos rir, conversar e curtir muito juntos! Afinal, a verdadeira alegria, nós sentimos é de cara limpa, acredite, o grande “barato” para o ser humano é viver a vida, e isso, pode crer, é a maior viagem!!!


Jataí, 27 de junho de 2018.
Alunos da 2ª série A do Ensino Médio da Escola Estadual Washington Barros França.

Um comentário: